Artrite Séptica do Quadril

Artrite Séptica do Quadril

A Artrite séptica ou Pioartrite do quadril em crianças é uma condição dolorosa pouco comum, porém grave, causada por uma infecção bacteriana local. Pode ocorrer em qualquer idade, porém cerca de metade dos casos ocorre até os três anos. É uma infecção que pode ser causada por várias bactérias, sendo que a mais freqüente é o Staphilococcus aureus, uma bactéria encontrada normalmente na pele e mucosa bucal.

As crianças são fonte freqüente de infecções bacterianas, como faringites, amigdalites, e infecções cutâneas causadas por escoriações na pele. Normalmente o nosso sistema imune desenvolve uma proteção contra o crescimento desordenado destas infecções. No entanto, as crianças têm suas defesas ainda em desenvolvimento e  quando uma infecção bacteriana ocorre em qualquer parte do corpo, bactérias da zona infectada podem entrar no sistema sanguíneo e ser então transportadas por todo o corpo, podendo atingir as articulações, como o quadril.

O quadro clínico da artrite séptica do quadril é variável. Algumas crianças não têm sintomas aparentes à primeira vista. Os sintomas iniciais mais comuns são febre repentina, dor no quadril e claudicação ( a criança manca) ou se recusa apoiar a perna afetada. Lactentes podem ficar muito irritados e costumam se recusar a comer. Quando a doença está mais evoluída, podemos notar maior dor no quadril, geralmente irradiada até ao joelho, a pele pode se tornar quente e avermelhada e a criança tende a adotar uma posição com o quadril flexionado e rodado para fora. Esta posição ajuda a diminuir a pressão dentro da articulação e alivia a dor.

Como prevenir ?

A artrite séptica é de difícil previsão e prevenção. Entretanto sabemos que crianças têm o sistema imune ainda em desenvolvimento e que qualquer infecção de pele ou garanta pode favorecer o aparecimento dessa condição. Portanto, se a criança apresentar qualquer um dos sintomas descritos acima, após ou na vigência de uma infecção de garganta ou pele. O diagnóstico de Pioartrite deve ser suspeitado e o tratamento deve ser instituído rapidamente. Isso é a chave para uma evolução mais benigna da doença.

Usualmente o tratamento desta condição é cirúrgico, uma vez que normalmente o diagnóstico é feito com atraso e o pus já esta instalado na articulação. Dessa forma o antibiótico não consegue agir no local.

O tratamento cirúrgico tem a finalidade de retirarmos todo o material infectado de dentro da articulação, com limpeza articular abundante com soro e diminuirmos a quantidade de bactérias presentes. A partir daí iniciamos a terapia com antibióticos por via venosa, com a criança internada por pelo menos uma semana, para depois darmos continuidade do tratamento em casa com antibióticos por via oral.

Quando não tratada a tempo a artrite séptica do quadril acaba destruindo toda a superfície articular do fêmur e acetábulo e a criança corre grave risco de vida.