Artrose do Quadril

Artrose do Quadril

Artrose é uma doença que leva à degeneração das articulações. Esta doença se inicia com a destruição da cartilagem que recobre as superfícies articulares e evolui com alterações na conformação óssea com conseqüente perda da congruência articular, limitação dos movimentos e dor.

No quadril a artrose pode ser primária ou idiopática – sem causa aparente – ou secundária a algumas condições, como: doenças reumáticas, osteonecrose da cabeça femoral, após fraturas do acetábulo e devido a patologias que acometem o indivíduo mais jovem, como: pioartrite, epifisiolise proximal femoral, doença de Perthes e displasia do desenvolvimento do quadril.

A artrose primária do quadril, também chamada idiopática, é de prevenção muito difícil, uma vez que não tem causas aparentes e normalmente afeta indivíduos previamente saudáveis. A prevenção das artroses secundárias a outras doenças também é difícil de ser feita e vai depender da doença em questão. Algumas delas ocorrem na infância e o diagnóstico e tratamento precoce são a principal forma de prevenção.

O tratamento da artrose do quadril varia de acordo com a idade do paciente e grau da doença. Nos quadros iniciais a artrose pode ser tratada apenas com o uso de drogas condroprotetoras e repouso articular. Os condroprotetores fazem parte de um grupo de drogas que agem na membrana sinovial e na cartilagem articular, promovendo inibição da ação das enzimas responsáveis pela degradação da cartilagem. Entretanto, até hoje, não temos estudos científicos suficientes que comprovem a real eficácia dessas drogas.

Quando a artrose já está instalada, apenas os procedimentos cirúrgicos têm bons resultados. Para os casos menos evoluídos e em pacientes mais jovens existem as osteotomias. Estas são cirurgias que visam, por meio de recortes, redirecionar a área de carga na cabeça do fêmur, levando o osso sadio para a área que recebe o peso do corpo. Não são cirurgias curativas, entretanto, quando bem indicadas e bem realizadas, elas prorrogam a evolução da doença.

Outro tipo de tratamento cirúrgico indicado para este problema é a artrodese do quadril. Este é um tipo de cirurgia que visa fundir o quadril numa posição que não impeça que os pacientes realizem suas atividades diárias como caminhar, sentar e deitar. O movimento perdido pela fusão do quadril é compensado pela coluna lombar. Este procedimento só é indicado em pacientes com artrose dolorosa em apenas um dos quadris e com pouca idade para serem submetidos à artroplastia total do quadril. A vantagem dessa cirurgia é que ela melhora a dor do paciente e com isso ele pode esperar até uma idade mais adiantada para ser submetido à colocação de uma prótese.

O Tratamento cirúrgico definitivo da artrose é a artroplastia do quadril. Essa cirurgia consiste em substituirmos as superfícies articulares do fêmur e acetábulo. As próteses do quadril são cirurgias que mostram excelentes resultados, entretanto, são pouco indicadas em pacientes mais jovens porque sua durabilidade varia de 10 a 15 anos em média. Após esse período, com iminentes desgaste e soltura da prótese, devemos substituí-la, numa cirurgia chamada revisão de prótese do quadril.