Bursite Trocantérica do Quadril

Bursite Trocantérica do Quadril

A bursite é a inflamação que ocorre numa estrutura chamada bursa (bolsa), que tem o objetivo de diminuir o impacto entre estruturas do corpo. Existem diversas bursas no corpo humano. As mais acometidas por inflamação são as do ombro e a bursa trocantérica, que se localiza entre o tendão de um músculo potente, o glúteo máximo e uma eminência óssea chamada trocânter maior.

A bursite trocantérica é comum em indivíduos idosos ou jovens com atividade atlética intensa, principalmente os que caminham longas distâncias, maratonistas e ciclistas, situações onde há a fricção repetida da bursa pelo tendão do glúteo máximo e pelo tensor da fáscia lata com o trocânter maior . A doença pode ocorrer também após traumas contusos diretos na região. Esses traumas podem causar sangramento interno na bursa e o sangue ali contido atua como agente inflamatório. Essa situação é mais rara e é conhecida como bursite hemorrágica.

A doença se manifesta por dor localizada em face lateral do quadril durante atividades físicas e pode evoluir com dores no repouso e irradiadas para a coxa, chegando a incomodar até durante o sono.

As atividades físicas em excesso são a principal causa de bursite trocantéricas em jovens. Portanto a única forma concreta de prevenção é fazer exercícios físicos, mas sem abuso, seguindo sempre as orientações de profissionais médicos e professores de educação física.

O tratamento de escolha da maioria dos casos de bursite trocantérica é conservador. Os jovens têm a condição devido excesso de atividades e portanto, o repouso associado a exercícios de alongamento e reforço muscular, acompanhados pela fisioterapia e medicação anti-inflamatória resolve a grande maioria dos casos.

Outra opção de tratamento não cirúrgico é a infiltração local de medicação a base de corticóides.

O tratamento cirúrgico é indicado raramente, apenas naqueles casos onde as opções de tratamento conservador não surtiram efeito desejado. O tratamento consiste ne remoção cirúrgica da bursa.