Necrose Avascular da Cabeça do Fêmur

Necrose Avascular da Cabeça do Fêmur

A necrose avascular da cabeça do fêmur (NACF), também chamada osteonecrose é uma doença causada pela falta de aporte sanguíneo à cabeça femoral. Sem seu suprimento sanguíneo normal, o osso dessa região sofre morte e degradação, evoluindo com deformidade articular e conseqüente artrose do quadril.

A NACF pode ser idiopática, quando suas causas não são aparentes, ou secundária a algumas condições, como: doenças (Síndrome de Gaucher, Anemia Falciforme, etc.), alterações bruscas de pressão (Disbarismo), após radiação (Radioterapia), secundária a fraturas desviadas do dolo do fêmur e principalmente uso crônico de corticóides ou álcool.

A prevenção da NACF deve ser direcionada aos fatores que levam à doença e que podem ser evitados. O uso crônico de corticóides em pacientes reumatopatas, por exemplo; a redioterapia em pacientes com câncer e doenças que levam a essa condição, como a Anemia Falciforme são fatores que independem do paciente e, portanto, não podem ser evitadas.

No entanto, o alcoolismo é a condição que mais frequentemente causa a NACF em nosso meio. Sabendo disso, podemos dizer que a principal prevenção dessa doença é evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

A NACF é uma doença que se manifesta em fases. Inicia-se com a degradação do osso que fica logo abaixo da cartilagem articular e evolui até o desabamento da cabeça femoral e degeneração articular (artrose).

A determinação da fase da doença é importante para a escolha do tratamento adequado. O tratamento não cirúrgico com analgésicos e retirada de carga, é indicado no início da doença por alguns médicos. Entretanto, o resultado não é bom e a doença tende a evoluir.

Existem diversas modalidades de tratamento cirúrgico para a doença. Entre eles podemos citar a Descompressão (realização de furos na região da necrose), enxertos ósseos utilizando o osso ilíaco ou enxerto vascularizado de fíbula ( com técnicas de microcirurgia ), Hemiartroplastia ou Artroplastia de Ressurfacing e a artroplastia total do quadril. De todas as cirurgias citadas a única que é considerada curativa e que, portanto, traz resultados extremamente satisfatórios é a artroplastia total do quadril.